terça-feira, janeiro 31, 2006

A VIDA MUITO A SÉRIO



Todos ficaram encantados (embora a tiritar) com a queda de neve um pouco por todo o País.
Eu não fiquei.
Porque tive sempre um problema muito grande enquanto vou atravessando esta vida... lanço sempre um olhar um pouco mais para lá de...
Porque este frio tem a ver com as alterações climáticas que se vão registando, cada vez mais rápidas e cada vez mais violentas.
Porque 2 milhões de portugueses não têm qualquer especie de aquecimento dentro de casa e porque como nos aguentarmos com o calor e respectiva seca que aí vem, já daqui a poucos meses???
PORQUE ????
Porque não achei piada nenhuma ao pandemónio que a neve causou?
Porque levo a vida demasiado a sério.

sexta-feira, janeiro 27, 2006

PERGUNTA


A última ridicularia do governo !!!!!

A última ridicularia dos senhores que dizem que nos governam tem a ver com o famoso TGV (train a grande vitesse) ou CAV (comboio de alta velocidade).

Vejamos:

Dizem eles que o TGV vai para a frente, aconteça o que acontecer, custe o que custar.
Mais:

Que as opções estão tomadas e serão a ligação Lisboa-Madrid e Lisboa-Porto.

Deixemos a ligação Lisboa-Madrid em paz. Nuestros hermanos se encarregarão de os trazerem às realidades e de os meterem na ordem...

Vejamos a ligação Lisboa-Porto:

O TGV ou o CAV são combóios para circularem a 300 ou mesmo 350 km/h.

A distância entre Lisboa e Porto é de 317 km. Assim sendo, levando em conta que o comboio teria aquela velocidade e descontando o tempo de aceleração até aos 350km/h a partir de Lisboa e a desaceleração até velocidade compatível com a chegada ao Porto, o comboio gastaria cerca de 1 hora e 15/20 minutos, talvez mesmo mais, 1 hora e meia. Boa média.
Porém, (há sempre um sacaninha de um porém)foi dado a conhecer que o trajecto Lisboa-Porto teria as seguintes paragens de percurso:

Ota - a 70 kms de Lisboa
Leiria - a 72 Kms da Ota e a 142 de Lisboa
Coimbra - a 60 Km de Leiria e a 202 de Lisboa
Aveiro - a 64 Km de Coimbra e a 266 de Lisboa
Porto - a 51 Km de Aveiro e a 317 de Lisboa

Perante este quadro, permitam-me que faça apenas quatro observações e uma pergunta:

Observações:

1. Saído de Lisboa, o TGV, a 300 Km/h, mal comece a acelerar estará a travar a fundo, para não falhar a Ota, a 70km; depois repete-se a dose no trajecto Ota-Leiria, cujo trajecto é de 72km; também no Leiria-Coimbra, 60km; e no Coimbra-Aveiro, 64km; e, finalmente, no Aveiro-Porto, 51km.

2. Assim, um trajecto que antes se viu que levaria cerca de hora e meia, nestas condições nunca consumiria menos de 2 horas e meia, bem folgadas.
Como actualmente o percurso se faz em 3 horas e, com um combóio que atinja 180 km/h, se fará em menos de 2 horas, paraque vai servir o TGV?

3. Será que "eles" aspiram a ter um TGV, um combóio de apeadeiros ou uma imensa gargalhada a ouvir-se para lá dos Urais?

4. Com tantas acelerações bruscas e travagens ainda mais, aquilo é que vai ser um gasto em embraiagens e pastilhas de travões? Será que vamos ter dinheiro para tantas peças?

Mas afinal quem paga tudo?

Pergunta:

Estes senhores andam a gozar connosco ou são tão destituídos quanto parecem?

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Novo livro



começo por agradecer a todos que me têm visitado e apoiado com o seu acrinho e assiduidade neste blog...
tenho andado ausente daqui porque estou na fase final do meu novo livro, aquela fase em que se catam os erros, em que se descobrem os disparates e as impossibilidades :)
em que nos preparamos para um parto que é sempre revestido de uma grande ansiedade.
vou andar mais por aqui agora.
isto foi apenas uma justificação para o silêncio.
gostaria de vos ter todos comigo quando o livro nascesse, com camara, flashes, etc ::)) e sobretudo com muita amizade.
xi muito grande
maria de são pedro

quarta-feira, janeiro 04, 2006

O CONVITE



O Convite

"Não me importa o que você faz para sobreviver. Quero saber qual a sua dor e se você tem coragem de encontrar o que o seu coração anseia. Não me importa saber a sua idade. Quero saber se você se arriscaria parecer com um louco por amor, pelos seus sonhos, pela aventura de estar vivo. Não me importa saber quais planetas estão quadrando sua lua. Quero saber se você tocou o âmago de sua tristeza, se as traições da vida lhe ensinaram, ou se omitiu por medo de sofrer. Quero saber se você consegue sentar-se com as dores, minhas ou suas, sem se mexer para escondê-las, dilui-las ou fixá-las. Quero saber se você pode conviver com alegria, se pode dançar com selvajaria e deixar o êxtase preenchê-lo até o limite sem lembrar de suas limitações de ser humano.
Não me importa se a estória que você me conta é verdadeira. Quero saber se você é capaz de desapontar o outro para ser verdadeiro para si mesmo, se pode suportar a acusação da traição e não trair sua própria alma. Quero saber se você pode ser fiel e consequentemente fidedigno. Quero saber se você pode enxergar a beleza mesmo que não seja bonitos todos os dias, e se pode perceber na sua vida a presença de Deus. Quero saber se você pode viver com as falhas, suas e minhas, e ainda estar de pé na beira do lago e gritar para o prateado da lua cheia... "Sim"! Não me importa saber onde você mora ou quanto dinheiro tem. Quero saber se você pode levantar depois de uma noite de pesar e desespero, exausto, e fazer o que tem de fazer para as crianças.
Não me importa saber quem você é, ou como veio parar aqui. Quero saber se você estará ao meu lado no centro do fogo sem recuar. Não me importa saber onde, o que, ou com quem você estudou. Quero saber o que sustenta o seu interior quando todo o resto desaba. Quero saber se você pode estar só consigo mesmo e se verdadeiramente gosta da companhia que carrega em seus momentos vazios. Feliz caminhada a todos.......Desejo que encontrem a coragem e sabedoria para serem verdadeiros consigo mesmos. Obrigado por permitir-me partilhar um presente..."


Oriah Mountain Dreamer (Uma Anciã Nativa Americana)

Mensagem enviada por Luiz Amore (Membro do Clã Lobos do Cerrado)

Qual...

Um professor de Filosofia entra na sala de aula, põe a cadeira em cima da mesa e escreve no quadro: "Provem-me que esta cadeira não existe."
Apressadamente, os alunos começam a escrever longas dissertações sobre o assunto. No entanto, um dos alunos escreve apenas duas palavras na folha e entrega-a ao professor. Este, quando a recebe não pode deixar de sorrir depois de ler: "Qual cadeira?"

Por associaçõa de ideias ......... qual País?