terça-feira, setembro 19, 2006

AGOSTINHO DA SILVA



"Do que você precisa, acima de tudo, é de não se lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos; se eles forem meus, não são seus.
Se o Criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas.
Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha.
É possível que depois da oposição, venha a pensar o mesmo que eu; mas, nessa altura, já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardam no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de não se conformarem.
"7 Cartas a um Jovem Filósofo, Agostinho da Silva

13 Uivos:

Blogger Nilson Barcelli uivou...

Ah o inesquecível Agostinho da Silva.
Não lhe ligaram muito em vida (só muito tarde lhe reconheceram valor) e, agora depois de morto, as coisas vão pelo mesmo caminho.
Gostei, por isso, de reler o belo pensamento que reproduziste.
Um beijo.

2:35 da tarde  
Blogger Maria Carvalho uivou...

Sem dúvida! Cheio de razão. Beijos.

7:43 da manhã  
Blogger Cleopatra uivou...

Nunca pensem por mim, só por vós...
Por vezes é dificil

Profissionalmente é sempre assim.
Independente.
Certa de tudo.
Socialmente também.
Familiarmente... nem se fala. Eu sou o Norte!
Por vezes custa!

Mas mais no interior de nós mesmos é preciso pensar em voz alta muitas vezes, mesmo que não haja eco.
Um amigo é um óptimo companheiro para pensar junto e, depois, decidir.

Bj.

Mais uma vez consegui.
Parece-me que o problema está no outro PC que está todo armadilhado.

5:39 da tarde  
Blogger LUA DE LOBOS uivou...

Oh CLEO
chamem a polícia... para desarmadilhar o desgraçado ...:::)))
eu tb sou de opinião de que partihar pensamentos com amigos é algo que só se consegue com muito poucos... mas que é bom, é mesmo!!!
Escrever é um acto solitário mas eu partilho "cenas" com as minhas amigas/os e por vezes, as nossas gargalhadas chegam ao infinito, ou então (como já aconteceu há uns dias) ala minha queridissima amiga Zica telefonou-me da Ilha de Wright a berrar que a tinha deixado toda arrepiada com um dos últimos capítulos do meu novo livro ::))
que bom não deixar ninguém nem em silêncio nem indiferente.

8:20 da tarde  
Blogger M@nza uivou...

Obrigado Lua de Lobos pela sua visita e querendo agradecê-lo aqui estou para retribuir.
Realmente Agostinho da Silva, como já alguém disse, era considerdo um poeta filósofo, sendo referenciado como um dos principais intelectuais portugueses do século XX, tendo dedicado toda a vida à liberdade do Homem e do Espírito.
.
"O homem não nasceu para trabalhar, mas para criar." Professor Agostinho da Silva
um abraço

11:41 da tarde  
Blogger Polarito uivou...

Fantástico...

Abraço

10:02 da tarde  
Blogger axadresado uivou...

olá menina,o Gato Pedra é um sucesso.
Parabens!
gostava de contar consigo dia 30 para o lançamento do meu, está tudo no meu blog.
bjs

1:41 da tarde  
Blogger Manel do Montado uivou...

Esse extraordinário pensador cujo desaparecimento empobreceu ainda mais o panorama das ideias e do seu estudo no luso burgo.
Bj

9:59 da tarde  
Blogger Era uma vez um Girassol uivou...

O Grande Mestre...
Belíssima escolha, este texto de Agostinho da Silva!
Pensar...por nós, diz o Mestre!
Nem mais...
Beijo

10:39 da tarde  
Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa uivou...

Pensar por nós...
E quem pensa por si e na maior parte das vezes segue os caminhos do pensamento é muitas vezes apelidado de louco...
Poucos loucos existem nesta terra que tem o mar por companhia.

Kiss, gude uikende
Até outro instante

11:45 da manhã  
Blogger Antonio stein uivou...

Olá Maria,
Então que se passou com o dia 16?
Presumo que a data foi alterada.

Sobre Agostinho da Silva, diria só:

"Palavras de um Mestre"

Um beijo para ti Maria

1:36 da tarde  
Blogger e-ko uivou...

Boa noite Maria,

Mais uma vez, vou sonhar pelo meu caminho...

Beijos.
teresa

11:46 da tarde  
Blogger Paúl dos Patudos uivou...

Olá Lua de Lobos
eu sou a Ana Paula , tenho 45 anos e sou ribatejana.
Referir o Professor Agostinho da Silva é apaixonante. Foi um filosofo fantástico.
Maria, eu também escrevo umas coisas sem ser escritora. Escrevo por prazer e o que me dá na real gana ( desculpe a expressão) :)))
O que o meu coração me transmite é o que eu passo para o papel , nem que seja uma só frase.
Não sou nenhuma letrada, antes pelo contrário, sou uma pessoa extremamente simples e apaixonada pela vida e pelas coisas boas, vivendo um dia de cada vez de forma positiva.

Gostaria de a convidar a visitar o meu blogue:
www.pauldospatudos.blogspot.com

cumprimentos e até breve

8:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home