quinta-feira, agosto 24, 2006

LINCE IBÉRICO


AINDA VIVO
Numa semana em que mais dois linces ibéricos morreram atropelados na estrada espanhola A-483 que liga Almonte a Matalascanhas (Huelva), a descrença começa a ganhar vantagem à esperança.

Por isso queria dedicar o texto em baixo, de alguem que sentiu há mais de 25 anos, aquilo que alguns continuam a sentir actualmente. Podem nunca chegar a lê-lo mas aqui está ele para todos os nossos ministros do ambiente, primeiros ministros, presidentes, empresários e industriais, professores e jornalistas, ideólogos e gente comum, que deixaram o nosso Linçe Ibérico morrer silenciosamente.

A quem levantou e ainda levanta a voz...Obrigado, Gracias.

"Despachem-se. Saúdem-me antes que reste de mim apenas a lembrança. Leva-me, a galope, o esquecimento a que tudo hoje se destina. Quero dizer que me escapo mais rapidamente do que os vossos desejos.
Nada deterá a minha ida até à segura guarida da morte? Não porão a tempo nenhum obstáculo à minha corrida até à recordação? E se toda a ausência é ruína?
Como e quando acabará o extermínio? Se hoje ainda me encontram, mais provável em vitrines que no meu lugar de verdo espesso, amanhã pode ser tarde.
Só na memória de poucos estarei então, definitivamente indefeso como esses diminutos pássaros migrantes que são alcançados por uma tempestade em alto mar, e lhes ataranta a brusca caída das àguas do céu, precipitando-se espectantes, para abraçar as suas irmãs do oceano...
Mas viver na recordação não me consola pois isso tambem é morrer. Não há evocação suficientemente grande.
Ainda assim, nestes poucos dias que me restam, ocupo-me a olhar para trás, para o tempo passado, quando havia sitio para todos e isto estava repleto de sons, de cores e cheiros...que acompanham a saúde da terra. Ânsia desde logo, pela vossa ausência. E por isso espero devolver-vos o sentimento. E ao contrário, quero imaginar, que por uma vez, arrependidos a tempo, o vosso calor golpeia a terra humida e nós ressuscitamos.
Algo teria de mudar, como estas palavras de agora, como este gritar vossos nomes, até afogarmos na penumbra que tudo desvanece.
Têm de travar este imenso mal crispado! Têm de socorrer tudo o que se agita nos últimos charcos de chuva: pois a maioria somos já peixes encurralados pela séca chamada progresso!
Nisso penso, como todos os sentenciados, para poder suportar os últimos instantes.
Mas sei que me extingo.
Até logo então...
O LINCE "
Texto do espanhol Joaquim Araujo (1980)
post extraído do blog
THE RainbowWarrior

12 Uivos:

Blogger Maria Carvalho uivou...

Um texto para que todos pensemos, de facto! Beijos, Maria.

4:07 da tarde  
Blogger Aprendiz de Viajante uivou...

Boa ideia republicar de novo aqui este texto que muito faz pensar...

Vejo que combates junto com o tat wam assi, eu também... sempre que posso!

Boa semana para ti.

6:39 da tarde  
Blogger Antona uivou...

Salvemos los animales
um abrazo

10:56 da tarde  
Blogger Unknown uivou...

vamos salvar os animais k estao em vias de extinção...

12:38 da manhã  
Blogger Avusa uivou...

Gostava de pedir permição para criar um post no meu blog com este texto. Passei a minha infancia ao lado do meu pai (biólogo), que lutou durante anos pelo lince ibérico. Esta causa diz-me muito!

OBRIGADO

João Palma

http://movesme.blogspot.com/

2:55 da tarde  
Blogger Paulo Almeida Santos uivou...

Apesar da "história da morte anunciada" para o nosso Lince Ibérico, acredito sinceramente que todos os esforços que estão a ser levados a cabo pela comunidade científica o vão salvar da extinção.
O valor simbólico deste pequeno texto não pode deixar ninguém indiferente... Para que os erros do passado não se repitam no futuro...
Obrigado!

Paulo Almeida Santos
http://montanhasibericas.blogspot.com

6:49 da tarde  
Blogger LUA DE LOBOS uivou...

michakurika
Obrigada pela tua presença... finalmente!!!!!!!!!!!!

a todos que dão aqui o seu contributo o meu muito obrigada

joão - à vontade para utilizares o que quizeres... será que o eu avô é pintor? depois digo porquê...

paulo
a P... da esperança é a última a morrer:::))

Já alguém me chamou a Maria da Causas e espero que nunca sejam Perdidas
um xi a todos
maria de dão pedro

10:33 da tarde  
Blogger Ivo Rodrigues uivou...

Saudações alentejanas !!!

Como é possivel que um animal tão ........ belo, não sensibiliza até o mais comum dos mortais!
São de pensar que Nós (Portugal), o perdemos ……… me deixa emocionado.

Estou a pensar para o ano tirar ferias para perto de Donana, para tentar , pelo menos, realizar um dos meus sonhos, tirar uma foto a um lince .

Por enquanto fico-me pela fauna e flora da Serra da minha terra, da qual tenho um blog …….. já tenho lá algumas plantas em risco de extinção em Portugal, orquídeas, tulipa selvagem, rosa albardeira, narciso, etc……



Haja saúde !!!

11:55 da manhã  
Blogger Avusa uivou...

o teu avô é pintor? não entendi… Obrigado. O post já lá está.

2:10 da tarde  
Blogger LUA DE LOBOS uivou...

saudações alentejanas... há por aqui várias costeletas alentejanas... e vou já visitar o teu blog, cumpadri... esse também é um dos meus sonhos... outro já o realizei, estar com lobos. Um dos meus livros foi terminado no meio deles:::))
João - há tempos, a esposa de um colega meu pintor, deu-me o contacto do filho que tem trabalhado nos linces da Malcata, por isso perguntei.

5:04 da tarde  
Blogger Avusa uivou...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

7:07 da tarde  
Blogger Micas uivou...

Sem dúvida, um texto de reflexão.
O meu aplauso e o meu respeito por este e pelos últimos textos aqui publicados.
Um grande Bem Haja Maria

Beijinho e bom fim de semana

8:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home